FANTASPORTO 2006 arrancou em Outubro de 2005

Festa de Halloween – 31 de Outubro para 1 de Novembro de 2005
125 Dias de Fantas Para Animar a Baixa do Porto

Moonspell e Daemonia foram os cabeças de cartaz da Festa de Halloween que a Cinema Novo CRL organizada na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro de 2005. Foi o início dos 125 dias de Festa Fantas no Porto. O Teatro Sá da Bandeira o palco escolhido… o resto da noite ficou a cargo do DJ Isidro LX, animador da Rádio Nova e responsável por algumas das noites do “Blá Blá”. A banda de metal gótico Moonspell está, agora, a conquistar o país, mas há muito que são conhecidos lá fora, como uma das melhores bandas do género. Quanto aos Daemonia, foi o regresso da banda de Claudio Simonetti, depois do do êxito obtido no Fantas Sound, no decorrer do Fantasporto 2005.

O emblemático “Halloween”, em português, a “Noite das Bruxas”, uma festa presente no imaginário colectivo, cuja tradição está totalmente implantada no Estados Unidos da América e, cada vez mais, na Europa, em particular na Grã-Bretanha marca o início dos 180 Dias de Fantas.
Mantendo o nome americano tradicional, o Fantas organizou na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro de 2005, a partir das 21.30h, uma festa plena de animação que incluiu o muito esperado concerto dos Moonspell, banda conhecida internacionalmente de “goth-metal”, responsável por trabalhos como “Wolfheart” (1995), “Butterfly Effect” (1999), bem como, a banda sonora do filme “I’ll See You In My Dreams” de Filipe Melo

Moonspell

Tudo começou em meados de 1989, em Lisboa. A banda era, nessa altura, conhecida como “Morbid God”, e no som que produziam eram visíveis influências que iam desde os “Celtic Frost” até “Sisters os Mercy”, passando pela música de origem portuguesa.
1992 foi um ano conturbado com mexidas na construção do grupo e alteração do nome… para Moonspell. Mas foi, também, o ano da gravação da primeira demo – “Serpent Angel”. A convite da editora francesa “Adipocere” gravam o mini-cd “Under the Moonspell” (1994). A seguir veio o contrato com a prestigiada “Century Media”. Sucedem-se os concertos ao vivo e os Moonspell deslocam-se à Alemanha para a gravação do álbum “Wolfheart” (1995). A tournée “Morbid Angel” leva a banda a países como Espanha, França e Alemanha vendendo 50 000 cópias do disco. Conquistam uma verdadeira legião de fãs.
A confirmação do prestígio alcançado surgiu com a edição de “Irreligious” (1996), um álbum de sonoridade muito mais gótica que constitui um enorme êxito, tendo permanecido 8 semanas do topo 50 da Alemanha.
Em 1998 gravaram “Sin/Pecado”, que denota uma evolução na banda, revelando maior maturidade na exploração dos seus talentos. A divulgação do trabalho dos Moonspell nos Estados Unidos da América inicia-se, por esta altura, com “Butterfly FX”, música lançada ao mesmo tempo que o vídeo musical. Fizeram uma tournée por “terras do tio Sam”, fazendo a primeira parte de bandas como “Flames”, ou “Kreator”. Dois anos mais tarde lançam o trabalho “Darkness & Hope”, onde se revela uma face mais obscura da banda.
“The Antidote” (2003) é mais uma exploração de caminhos sombrios, artisticamente profícuos, mas diferentes do feito até à altura. É lançado com um livro de José Luis Peixoto.
O som Moonspell pode ser considerado de gótico e metal, no entanto, a forma pouco convencional como fazem a combinação, transcende ambos os estilos e não pertence a nenhum deles.
Actualmente os Moonspell são: Fernando Ribeiro (voz), Ricardo Amorim (guitarra), Pedro Paixão (teclado) e Mike Gaspar (bateria). Chegam ao Porto na Festa de Halloween!

Daemonia e Claudio Simonetti

Depois dos Moonspell, regressaram ao palco portuense os italianos Daemonia”, a banda de Claudio Simonetti. O compositor, produtor e teclista Claudio Simonetti nasceu a 19 de Fevereiro de 1952, em São Paulo, no Brasil. O compositor “fetiche” do mestre italiano do Gore, Dario Argento, estudou piano e composição no Conservatório Santa Cecília, em Roma, Itália. A sua carreira musical começou com os “Goblin”, apesar de em 1972 ter formado a sua primeira banda, os “Il Ritratto de Dorian Gray” uma banda de rock progressivo.
Marcado pela eléctrónica da altura, que ainda nos dia de hoje exibe nas suas canções, Simonetti juntou-lhe algumas guitarras com tons góticos e três anos depois, escreveu e gravou a banda sonora do filme “Profondo Rosso” de Dario Argento, vendendo três milhões de cópias. Com os “Goblin” escreveu e gravou, igualmente, as bandas sonoras de “Suspiria” (Dario Argento, 1976) e “Dawn of the Dead” (George C. Romero, 1978). Nunca mais deixou de trabalhar com Dario Argento… até aos dias de hoje. É dos Daemonia, a banda sonora do filme “Il Cartaio” (“The Card Player”).
Claudio Simonetti e os Daemnonia exibem uma carreira recheada de êxitos. Se se pode definir a sua música será como um “electro-rocksinfónico-gótico”, piscando o olho aos clássicos do rock e da electrónica.

Dj Isidro LX, o manequim hard rock

O resto da noite continuou com o balanço “hard rock gótico” e afins, nas mãos DJ Isidro LX, radialista a trabalhar, actualmente, na Rádio Nova do Porto e o responsável pelas noites “Rock On” da discoteca “Blá Blá”.
Para a Noite de Halloween, o DJ Isidro LX pode não se ter disfarçado de “Conde Drácula” ou “Vampiro”, mas criou um serão de muitos sustos, acompanhado de um par de manequins… ultra revolucionários!

Este evento contou com a colaboração das produtoras Porto Eventos e da Mundo da Canção.

Fantasporto
Festa de Halloween
Noite de Bruxas

31 Out – 1 de Nov 2005
Teatro Sá da Bandeira

23.00h Moonspell
01.30h Daemonia
DJ Isidro LX (noite dentro)

Abertura de portas às 21.30h

Liberta o Monstro que há em ti!
Transforma-te

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *