Clube Nacional de Filatelia

História Postal da Guíne – cartas com e sem “Coroas”

Caleida sitio, quando você estiver preparando o artigo na mais recente noticias de ultima hora em portugal “a História Postal de Guiné” marcas provisório Guiné portuguesa”, publicado no Boletim Nº 128, de janeiro de 1995, da portuguesa de Filatelia da Sociedade, foram descritos dois tipos de marcas, provisória, cuja existência tem sido atribuído à mesma causa, “a falta de selos postais de determinadas taxas, na província da Guiné”.

Luís Frazão

Publicado no “Jornal de Filatelia” – Ano X – Julho de 1999 – Nº 55

Para relembrar a questão vamos transcreveu (1) a primeira parte do referido artigo e onde se abordava a marca “FRANCO DE PORTE“.

“Até ao momento conhecemos apenas quatro cartas apresentando a marca em estudo, duas das quais se ilustram nas figuras 1 e 2; infelizmente somente uma das cartas está datada (a da figura 1), pois apresenta a marca de chegada a Lisboa de 14 de Agosto de 1885; a estes dados …

Jornal de Filatelia

Desde Março de 1990,  o Clube passou a editar uma nova publicação, intitulada JORNAL DE FILATELIA, de periodicidade bimestral e alternando com a revista “A Filatelia Portuguesa”.  O seu conteúdo é eminentemente informativo. Tal como a revista esta publicação têm concorrido, na Classe de Literatura, em diversas exposições internacionais de filatelia, tendo obtido prémios e medalhas de mérito.

Ano I, nº 1, Mar. 1990

01. Fernandes de Sousa: Editorial, O Futuro já Começou

01. Falta-lhe Informação? Estatuto de Selo

03. Regulamento do Passaporte Filatélico

04. João Sousa: A Propósito de… Estatuto de Selo

04. Clube Nacional de Filatelia

05. Exposições – Notícias

06. Nova Emissão de Selos

06. À Esquina do Tempo

08. Hoje é dia de Feira

Ano I, nº 2, Maio 1990

01. Fernandes de Sousa – Editorial: Valeu a Pena

01. Falta-lhe Informação?

4. Fernandes de Sousa – A Propósito de… Centenário da Morte de Camilo

05. Londres 90

07. Clube Nacional de Filatelia: Concurso

07. …

Cabo Verde no Caminho Marítimo para a Índia

Este conjunto de selos emitidos por Cabo Verde intitula-se “Cabo Verde no Caminho Marítimo para a Índia”. Tudo bem, mas como nos informa o associado Tiago Estrela, tem a sua história.

O selo foi encomendado para uma emissão dedicada a Fernão de Magalhães. Um facto histórico interessante relacionado com esta viagem foi ser em Cabo Verde que o substituto daquele navegador detectou a diferença de um dia entre os seus registos e o de facto existente. Por isso se desenhou os meridianos 23 e 24 sobre o mapa das Ilhas e a Cidade Velha.

Decidiram não emitir sobre Fernão de Magalhães mas sobre Vasco da Gama e colocava-se o problema de aproveitar o que estava feito. Decidiu-se acrescentar um poema dos Lusíadas e manter tudo o resto como estava. E como Vasco da Gama até parou em Cabo Verde ninguém se interrogará sobre o significado específico do meridiano 24º.

Carlos Pimenta…

BRASIL – SÉCULO XVIII

BRASIL – SÉCULO XVIII
Os Primeiros Correios da Província de Minas Gerais: Sua história até à sua Regulamentação
José Francisco Paula Sobrinho

Publicado na revista “Filatelia Portuguesa” – Ano XVI – Fevereiro de 2000

O encontro de uma informação em uma pesquisa é, para aqueles que a admiram, uma das mais fortes emoções e motivo de satisfação, infelizmente compartilhada com poucos, pois atualmente não faz parte da imensa maioria dos filatelistas, o interesse por essa matéria.

Para os trabalhos que originaram o livro História Postal de “nas Gerais, batalhei por alguns anos em museus, arquivos, bibliotecas, ministérios e depósitos, em busca de informações que pudessem completar o meu serviço; o apoio que recebi foi grande e amigos incontáveis fiz pelos diversos locais onde estive.

O livro saiu, mas as buscas continuaram e eis que agora, compulsando documentos para servir a um amigo, igualmente envolvido com a elaboração de livro de elevado conteúdo filatélico, encontrei alguns microfilmes recentemente doados pelo Governo …